Monday, September 12, 2005

Salazar


Hoje estive em plena blogosfera à procura de coisas novas. Mas para meu espanto nos blogs de direita só encontrei a mesma retórica cansada de extrema-direita que odeia tudo.

Fora os estrangeiros, os gays devem morrer, Portugal aos portugueses, etc. Enfim algo que eu pensava que já não acontecia. Protegidos por uma envolvente de "anti-politicamente correcto", este tipo de blogs têm como principal fundamento criar em quem os lê, um ódio e um medo pelo que é diferente. Como se a diferença fosse um mal e não uma caracteristica própria do individuo.

Inclusive em muitos destes espaços ainda se continua a acreditar que Salazar foi uma figura positiva na história do nosso país.
Ele que tornou o nosso país num dos mais atrasados económica e culturalmente da europa, e que matou muita gente apenas porque estes não concordavam com a ideologia imposta pelo estado.

E depois falam-nos de supostos valores como o nacionalismo, que apenas serve de disfarce para os sentimentos de racismo e xenofobia que nutrem, o colonialismo que é a máxima expressão do racismo (pressupõe que uma determinada raça não tem capacidade de se governar).
O cristianismo que é um dos factores de regressão social (anti-aborto por exemplo).

E por fim o ruralismo... isso é um valor??? Trabalhar no campo como nos anos em que Salazar estava no poder, era um atestado de pobreza para o resto da vida. A minha avó conta-me que quando era jovem, via pessoas com 80 anos a trabalhar no campo. Naquela altura a maior parte das pessoas vivia para sobreviver, eram quase todos iletrados e o futuro de quem nascia pobre era continuar assim para sempre.

Pelo menos agora há educação para todos, temos liberdade de expressão e de imprensa.

E ainda há pessoas que defendem o Salazar, valores como estes dispenso!

10 comments:

Zé Geremias Povinho Leitão said...

Nem mais, pena é que os nacionalistas não percebam isto.
É que quando lhes falo de economia para um mundo melhor eles dizem que é o nacionalismo, quando lhes pergunto como? eles chamam-me burro...

Um abraço

Anonymous said...

porquê o CEBI? Aquilo tá lá para fazer dinheiro! Não mevenham cá com mtretas Alverca é uma porcaria como toda a grande Lisboa porque está descaracterizada, as pessoas que moram em Alverca de há uns anoa a esta parte vêm deslocados de todo lado, não apenas de Portugal mas do brasil e de áfrica e perdeu-se o sentido de comunidade. Há muito tempo que Alverca não tem espaços verdes, no entanto esse é o mal menor.
O principal é mesmo a falta d esentido de comunidade, ou de se preferirem um bairrismo, mas bairrismo saudável.
Assinado:
Aficionado dos tempos do copo de imperial na mão a passear entre a casinha da avó, do bocas quando toda a gente se conhecia.

5:10 AM

Anonymous said...

ó Pablo não é bem assim como tu escreves no post. Há mais que uma corrente Nacionalista e a mim parece-me que estás a fazer confusão ou então é mesmo preconceito.

Anonymous said...

ó Pablo não é bem assim como tu escreves no post. Há mais que uma corrente Nacionalista e a mim parece-me que estás a fazer confusão ou então é mesmo preconceito.
ASS:
Aficionado dos tempos do copo de imperial na mão a passear entre a casinha da avó, do bocas quando toda a gente se conhecia.

paulo said...

eu estava a referir-me apenas aos blogs q vi. De qualquer maneira eu sei q nem toda a direita é assim, mas os individuos de extrema direita nacionalista pensam todos dessa maneira. Os gays, os imigrantes, etc, fazem parte de teorias cansadas e demagógicas q nada explicam. Já agora se há outras ó aficionado devias entao dizer quais eram.

paulo said...

Tás à vontade pra comentares o que quiseres. Abraço

paulo said...

Tás à vontade pra comentares o que quiseres. Abraço

Anonymous said...

O PAULO É COMUNA..EEHEHEHE...VIVA AO SALAZAR.....VIVA AO HITLER...SENAO FOSSE O GAIJO OS JUDEUS NESTA ALTURA EM VEZ DE ESTAREM A FAZEREM AQUILO A PALESTINA ESTAVAM A FAZER AO MUNDO TODO..EHHEHE....

Anonymous said...

ÉPA agora fora de brincadeiras...aqui eu concordo cm o nosso amigo comuna...epa nao falem em Salazar esse gaijo fodeu o nosso pais todo...nessa altura havia cinco ao seis familias ricas e o resto era tudo probre...nao havia competitividade em nada...as empresas pertenciam as familias amigas ...quem pretende se abrir um empresa ou algo do genero nao podia..ate se era obrigado a utilizar fosforos..fonix...enquanto em outros paises empresas evoluiam a olhos visto por competirem entre si em Portugal...esquece la isso para alem que tb era uma altura em que o mundo dava grandes avanços a varios niveis ,tecnologico,cientifico,SEXUAL,etc ele fechou o pais..estragou esta merda toda ja para nao falar a outros niveis...so espero que esse cabrao esteja a arder neste preciso momento INFERNO...a minha avó ja foi operada tres vezes às pernas por causa de nessa altura ter de andar de joelhos a picar as estradas de terra batida para serem alcatroadas pelo bem da nação a ganhar uma miseria por dia enquanto as familias amigas desse filho da puta enriqueciam dia apos dia ..tirando que o meu avó tive que fugir para o estrangeiro mais que uma vez ..chegou mesmo a ser preso durante varios meses so por que o vizinho disse que ele ouvia a radio Moscovo...ó Paulo o meu avô era Comuna como tu hheee...épa e nao me chames facista que nao sou so te gosto é de picar....Seu COMUNA avante camarada..avante camarada..eheheh

Anonymous said...

os salazaristas sao uns bois.

passe em oliveirasalazar.org e digam as verdades q eu sou nova e pouco sei!

VIVA À LIBERDADE