Thursday, September 29, 2005

Arrastão que nunca aconteceu

Gostava que vissem este site em que fala do que realmente aconteceu naquela praia de Carcavelos no dia 10 de Junho. Lembro-me que nesse dia tinha ouvido na rádio que 500 jovens de raça negra tinham pilhado e roubado sem que a policia pudesse fazer alguma coisa.

O sensacionalismo e a estereotipização são um perigo para a nossa democracia e incitam sentimentos de xenofobia e racismo.

Greves...

Wednesday, September 28, 2005

Aborto e PCP


Hoje foi aprovada a proposta do PS para o referendo ao aborto. Com os votos a favor do PS e do Bloco de Esquerda e contra dos restantes partidos.

Sendo que os votos contra do PP e PSD já seriam de esperar, já o voto do PCP dá que pensar.
Os comunistas afirmam que a lei deve ser votada na assembleia da república e não em referendo. Como há uma maioria a favor da mudança, a lei deve ser alterada rápidamente.

O que perpetua esta posição é o dogmatismo Marxista, que pressupõe que o estado deve tomar as decisões para bem do povo sem ouvir o que este tem para dizer.

Qual será o medo do partido? As pessoas poderem rejeitar a proposta?

É pouco provável que isso aconteça mas se isso aconteçer é democracia, a maioria ganha.
Mas este é um partido um pouco "alérgico" à democracia (desde as votações por braço no ar, passando pelo comité central que escolhe o secretário-geral).
A imagem que transparece para fora é a de uma organização amorfa e ultrapassada. E muitos dos seus militantes abandonaram ou foram expulsos por não concordarem com o estado actual das coisas.

O partido mais antigo de Portugal arrisca-se a desaparecer como tantos outros por essa europa fora. Até porque o Bloco de Esquerda tem subido nas últimas eleições e continua a tirar votos ao PCP.

Sunday, September 18, 2005

Frase do dia












"Sabe, é dificil ganhar jogos sem marcar golos!"

Uma frase brutal desse grande maluco que é o ben.

Thursday, September 15, 2005

Mentalidades


Quando o executivo do PS resolveu implementar a venda de medicamentos em estabelecimentos que não as farmácias, apoiei logo a decisão. Seria uma maneira de acabar com um velho "lobby".

O que já se faz à anos noutros países, seria finalmente implementado no nosso país. Mas como tudo neste país, a venda vai ter uma particularidade, só pode ser feita numa área especifica das lojas e por intermédio de um funcionário.

O argumento é de que são medicamentos e como tal tem que se explicar ao consumidor para que serve e os seus efeitos. Mas será que uma pessoa não sabe para que serve uma aspirina ou um anti-gripal? Dentro das embalagens existem indicações e recomendações. Será que os portugueses não sabem ler?

O estado em portugal tem que proteger o individuo de tudo, ajudá-lo como se fosse um débil mental, para que não faça o esforço de pensar por si.
O cidadão ao fim de todo este tempo de democracia ainda tem que ser orientado pelo estado, protegido por aloguém lá em cima, para não ter que pensar ou raciocinar.

O que se tem que mudar são as mentalidades, o conservadorismo e a inércia de uma sociedade civil em que não existe espaço público de debate de ideias. Porque o debate é visto como algo chato e reservado aos intelectuais. Uma rápida mudança de mentalidades é urgente!

Wednesday, September 14, 2005

Um livro a ler



Este livro foi um dos grandes choques da minha vida. Comecei a pensar em coisas que antes nunca tinha pensado. Se querem saber que tipo de mentalidades temos em Portugal então leiam.


Portugal, hoje o medo de existir
José Gil
Relógio d'água

" Big brother"


Pelo que li no Diário de noticias os pedidos de videovigilância duplicaram em Portugal. Têm aparecido principalmente por parte de particulares, desde bancos, supermercados, entre outros.

Manuel Maria Carrilho prometeu a videovigilância para bairros inteiros como o Bairro Alto ou o Intendente. Estão a imaginar bairros inteiros sobre o olhar do "Big brother" 24 horas por dia? Eu não. Será que queremos um monte de câmaras a vigiar-nos constantemente?

O que virá a seguir? Uma cidade inteira vigiada? Então e depois será em nossas casas? Também sucedem crimes em casa.

E o que fariam as autoridades com toda essa informação? Não quero transformar isto numa teoria da conspiração, mas dá que pensar.

O candidato pelo PS à câmara de Lisboa vem com o argumento de condicionar a criminalidade, mas esta desceu em Portugal. O que acontece é que os meios de comunicação com o seu sensacionalismo dão prioridade a este tipo de noticias, criando nos individuos um medo exacerbado que não corresponde à realidade.

Além disso a criminalidade é um problema sócio-económico e certamente não é com câmaras que o vamos resolver.

Sobre esta matéria aconselho um livro de George Orwell, o 1984, em que dá uma visão do totalitarismo em que uma das bases do regime seria o constante policiamento do individuo através de câmaras. Deixo aqui uma frase do livro que espelha bem o conteúdo "A invenção da imprensa, no entanto, tornou mais fácil manipular a opinião pública, e o cinema e a rádio levaram ainda mais longe o processo. Com o desenvolvimento da televisão e os avanços técnicos que tornaram possivel emissão e recepção simultâneas através do mesmo aparelho, a vida privada acabou. Cada cidadão, ou pelo menos cada cidadão suficientemente importante para valer a pena vigiá-lo, pode ser mantido vinte e quatro horas debaixo dos olhos da policia e sob a influência da propaganda oficial, com todos os outros canais de comunicação cortados. A possibilidade de impor a todos os súbtidos não só obidiência absoluta à vontade do Estado, mas também uma absoluta uniformidade de opinião existe pela primeira vez."

Tuesday, September 13, 2005

Manifestação de extrema-direita

O governo civil de Lisboa deu esta terça-feira 13 de Setembro autorização a mais uma manifestação de extrema-direita. Grupos de "cabeças rapadas" vão mais uma vez passear-se por Lisboa, começando por juntar-se no Parque Eduardo VII. Pelo que sei vão protestar contra a adopção de crianças por casais homossexuais, a pedofilia e o lobby gay.

Pois... realmente o que vão eles reivindicar? Será uma pena de prisão para quem for gay? Ou então queimados na fogueira? Mas eu acho que sei, reivindicam simplesmente o ódio pelo que é diferente, não conseguem suportar a diferênça, seja ela étnica, racial, ou sexual.

Falam de defesa de valores, que na maior parte das vezes são tão estranhos como os argumentos que usam para os defender. Li no blog "O Cavaco" a seguinte frase de Vitor Manuel "Não é a pessoa do homossexual em si, que está em causa. Entendemos que ninguém tem o direito de se intrometer na privacidade de cada um. A nossa luta é, isso sim, contra o "homossexualismo ideológico", que se infliltra na sociedade, destruindo-a e minando-a, querendo-se impôr como normal e aceitável, com os mesmos direitos de uma família e de uma relação homem-mulher. É contra esta sistemática e intencional destruição dos valores e imposição da "ditadura do relativismo" que nos insurgimos. No dia 17 de Setembro não falte!"

Mas qual é o problema de termos todos os mesmos direitos?

Não sei até que ponto numa democracia faz sentido haverem eventos desta natureza, que apelam ao ódio, à segregação e à intolerância.



Monday, September 12, 2005

Salazar


Hoje estive em plena blogosfera à procura de coisas novas. Mas para meu espanto nos blogs de direita só encontrei a mesma retórica cansada de extrema-direita que odeia tudo.

Fora os estrangeiros, os gays devem morrer, Portugal aos portugueses, etc. Enfim algo que eu pensava que já não acontecia. Protegidos por uma envolvente de "anti-politicamente correcto", este tipo de blogs têm como principal fundamento criar em quem os lê, um ódio e um medo pelo que é diferente. Como se a diferença fosse um mal e não uma caracteristica própria do individuo.

Inclusive em muitos destes espaços ainda se continua a acreditar que Salazar foi uma figura positiva na história do nosso país.
Ele que tornou o nosso país num dos mais atrasados económica e culturalmente da europa, e que matou muita gente apenas porque estes não concordavam com a ideologia imposta pelo estado.

E depois falam-nos de supostos valores como o nacionalismo, que apenas serve de disfarce para os sentimentos de racismo e xenofobia que nutrem, o colonialismo que é a máxima expressão do racismo (pressupõe que uma determinada raça não tem capacidade de se governar).
O cristianismo que é um dos factores de regressão social (anti-aborto por exemplo).

E por fim o ruralismo... isso é um valor??? Trabalhar no campo como nos anos em que Salazar estava no poder, era um atestado de pobreza para o resto da vida. A minha avó conta-me que quando era jovem, via pessoas com 80 anos a trabalhar no campo. Naquela altura a maior parte das pessoas vivia para sobreviver, eram quase todos iletrados e o futuro de quem nascia pobre era continuar assim para sempre.

Pelo menos agora há educação para todos, temos liberdade de expressão e de imprensa.

E ainda há pessoas que defendem o Salazar, valores como estes dispenso!

Sunday, September 11, 2005

Palestina e Israel

É com satisfação que vejo que a última bandeira de Israel na Faixa de Gaza foi retirada, terminando assim uma ocupação ilegal de um território por parte do estado Israelita. Durante anos ali se travaram centenas de confrontos que levaram ao derrame de sangue de muitos inocentes.
Este é sem dúvida um momento importante para o fim dos confrontos entre os Palestinianos e Israelitas que não deve ser posto em causa pelo Hamas na sua senda de terror, nem por outro lado o estado Israelita, com o pretexto de proteger a sua população, deve continuar a sua ocupação ilegal de territórios Palestinianos.
O meu único medo é de que esta retirada da Faixa de Gaza seja apenas uma manobra de diversão para Sharon consolidar a sua posição militar e os colonatos em áreas ocupadas como a Cijordânia. É que Sharon já afirmou que dificilmente irá fazer aos outros territórios ocupados o que fez na Faixa de Gaza. E o Hamas também já disse que a Palestina tem todo o direito de reclamar o seu antigo território por completo.
Veremos o que Bush tem a dizer sobre isto e espermos que ele não se decida mais uma vez por apoiar Israel, na sua senda autoritária de ocupação de territórios que não lhe pertencem. Mas sim que apoie um estado palestiniano com o seu território por completo, mas livre de grupos assassinos como o Hamas.

Saturday, September 10, 2005

Tugolândia


Não tenho dúvidas que no nosso País existam pessoas que se revejam neste cartoon. O homosuperiores da tugolândia.

Tuesday, September 06, 2005

Mar Salgado

Ó mar salgado, quanto do teu sal
são lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos,quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso,ó mar!


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.




Autoria de Fernando Pessoa em "Mar português"

Transcrevi este poema porque é dos meus preferidos e é a minha homenagem a um dos maiores poetas de todos os tempos.

Monday, September 05, 2005

Uma terra, uma cidade, um sitio...

Vou-vos falar de uma terra, uma cidade, um sitio onde a cor predominante é o cinzento e o castanho. Onde o que se respira é fumo em vez de ar. Onde o que é interesse público é confundido com interesse privado. Onde não existe um cinema, uma livraria nem um hospital.
Mas tem muitas outras coisas como prédios, prédios,... e prédios...
Um amontoado de construções cinzentas que produzem uma panoramica triste e depressiva. Ah e tem uma igreja com a torre mais alta da europa e um carrilhão com mais de 70 sinos que nos ultimos tempos tem sempre me acordado.





Mas o que se constroi mesmo são prédios, mas já não são prédios como antes, agora têm uma denominação mais futurista e cosmopolita, os condominios fechados. As pessoas que normalmente vivem nestes sitios são extremamente medrosas e nervosas com um medo de tudo o que se passa à sua volta e precisam até de um muro à volta da sua casa para se protegeram. Eu acho que eles devem ter medo que lhes roubem o mercedes ou então não se querem misturar com a ralé que não tem um mercedes, não sei. Ah já agora a terra, a cidade, o sitio de que vos tive a falar é Alverca e não aconselho nimguém a visitar.

Saturday, September 03, 2005

Outra maneira de pensar

Este blog é acima de tudo um blog que me vai permitir dar algumas opiniões sobre o que oiço e leio no meu dia a dia. Seja politica, sociedade ou simplesmente o quotidiano e até algo pessoal. Interesso-me principalmente pelo meu País, as mentalidades que o fazem ficar mais atrasado e tudo o que o rodeia. Sou anti ideologia e completamente contra o politicamente correcto de direita e esquerda. Ou seja não voto especificamente em nenhum partido nem acredito num rumo neo liberal ou porventura marxista, acredito em algo que esteja no meio numa terceira via que tarda em aparecer, mas que um dia será realidade. O melhor que se deve fazer é "sonhar" com os pés bem assentes na terra.