Saturday, December 24, 2005

O natal

O natal começou nos tempos mais remotos, antes do pretenso nascimento de cristo, por ser uma festa pagã em que se trocavam presentes.
Entretanto o cristianismo começou a se "expandir" e adoptou essa festa para os seus propósitos. Declararam que aquele tinha sido a data do nascimento de jesus cristo e de à 2005 anos para cá realiza-se a festa do aparecimento do "salvador".
Desde esses tempos que o cristianismo usurpou tradições e simbolos para seu beneficio. Por exemplo o bode que é o simbolo do mal e de satanás, não era mais do que um animal que os pagãos adoravam.

Mas quando começo a pôr em causa isto, todos dizem que estou a ser do contra... ou talvez a maior parte deles tenham preguiça de pensar e tenham medo de chegar à conclusão de que isso tudo é uma grande mentira criada para os entreter e dar um propósito às suas vidas banais...



12 comments:

paulo said...

pelo contrario, interessa e muito afinal se tamos a celebrar alguma coisa temos q saber o q estamos a celebrar. além disso se a reuniao familiar fosse assim tao importante isso acontecia + vezes, mas normalmente acontece apenas uma vez por ano. e a chamada "solidariedade de natal" n passa de hipocrisia, pois a maior parte das pessoas nem quer saber uns dos outros. mas quando chega o natal sao todos amigos uns dos outros.

paulo said...

mas o q os feriados têm a ver com isto??? quanto tiver um puto?? epá tu és memo um gajo de vistas curtas!! e as pessoas q n sao católicas?? e os q n celebram o natal?? n existem?? como é q eles fazem?? talvez expliquem às crianças pq isso acontece. mas pronto, tu és apenas um "cego" q nem se apercebe q há pessoas diferentes, tens as vistas um bocado curtas.

paulo said...

és um conservador retrogado, só pq é uma tradiçao temos todos q o fazer? n tenho nada contra as pessoas q o celebram, mas devem-se lembrar q a mesma religiao q lhes diz q o nata´l é paz e solidariedade é bem capaz de ser o movimento q matou + em massa. mas pronto isso n interessa nada. c uma educaçao conservadora e catolica como tives-te n esperava outra coisa de ti. já agora um beijo da tua amiga q trabalha na fnac.hasta horizontes limitados.

paulo said...

és um conservador retrogado, só pq é uma tradiçao temos todos q o fazer? n tenho nada contra as pessoas q o celebram, mas devem-se lembrar q a mesma religiao q lhes diz q o natal é paz e solidariedade, é bem capaz de ser o movimento q matou + em massa. mas pronto isso n interessa nada. c uma educaçao conservadora e catolica como tives-te n esperava outra coisa de ti. já agora um beijo da tua amiga q trabalha na fnac.hasta horizontes limitados.

paulo said...

Ès um gajo um bocado conservador. Qual é o problema de nao celebrar o natal? Conheço muita gente que nao o faz. E as pessoas que conheço que celebram o natal ou sao crentes ou entao acreditam em algo superior. O resto da mensagem de solidariedade é só demagogia pois a maior parte nem quer saber disso, como tu...

paulo said...

nem tenho 13º mes pq trabalho a recibos verdes, mas se tivesse n tava disposto a abrir mao dele pq é um direito meu. n és catolico mas acreditas em algo superior, claro, és um fraco. como disse antes, celebras pq é tradiçao, ou seja n fazes bem ideia do q é, apenas o fazes pq sempre o fizes-te. n poes em questao pq pensar é chato e dificil. a tua amiga n estava grossa. és um bocado limitado no teu pensamento, nem consegues aceitar algo diferente de ti.

paulo said...

lol ser revoltado n tem nada de mal, desde q seja uma coisa saudavel como no meu caso. mas pronto, tu n gostas muito do q é diferente de ti...

paulo said...

insisto em dizer q és um conservador, tu sempre q ouves algo ou ves algo diferente reages com medo ou achas ridiculo. dou-te um exemplo flagrante: no outro dia quando te falaram de nietzsche, afirmás-te logo "mas isso n é possivel!" ou algo parecido, nem sequer pensas nisso pq simplesmente n entra nos teus processos cognitivos. estás dentro do "sistema" e nem consegues pensar em algo diferente. és um bom amigo e pessoa, mas n deixas de ser um gajo conservador e isso n podes desmentir.

xipsocial said...

Vocês nunca se deram bem, agora vêm para aqui dar-se mal?! O natal é quando um homem quiser, que é como quem diz, quando quiseres podes ser um ser humano com sentido de ética e fraternidade para com os outros e não só com os teus...Agora o natal (25 de Dezembro), para mim é uma data em que se celebra o consumismo. Alguns aproveitam para estar com aqueles a quem não ligam nenhuma nos restantes 364 dias do ano.
Há hipocrisia sim senhor...e Jorge, deves alongar essa tua definição de natal, que muito respeito, aos restantes dias do ano.
Um abraço seus putos estúpidos, dia 10 de Fevereiro há uma megasupraultraespecial festa em Samora, apareçam, nasceu belzebu!

Anonymous said...

mas pronto?!?! onde aprendeste a escrever?

paulo said...

pronto. tá bom??

Anonymous said...

vc nem é alfabetizado, colega!! volta pro ensino primário!! depois vc volta a criticar o que for, ok? mas...fala sério!! vc escreve muito mal!! Aff!!