Friday, January 20, 2006

Admirável mundo novo


O livro "Admirável mundo novo" é um clássico datado de 1946. Mas a critica e a visão do totalitarismo do autor Aldous Huxley é algo muito actual. A história gira à volta duma sociedade no futuro em que as pessoas já não têm filhos, estes são criados artificialmente, crescendo sem pai nem mãe. Todos nasem e crescem sobre o olhar do estado, com o propósito de serem completamente felizes. Mas ninguém repara que a sua felicidade advém duma completa falta de liberdade de pensamento.

Desde bébes que todos os seres humanos são "condicionados", ou seja, repetem-lhes todos os dias as mesmas mensagens "somos muito superiores aos gamas..", para bem da sociedade e da ordem social.

Para que todos sejam iguais e acabe o individualismo e a personalidade de cada um. Para que possamos dizer "se todos o fazem porque não posso eu o fazer?", é o admirável mundo novo no mundo actual...

1 comment:

Unknown said...

Em 1948 George Orwell escreveu o 1984 (o do Big Brother original).
Depois Aldous Huxley escreveu a "Volta ao Admirável Mundo Novo" em que compara os dois livros e concluí que a sua visão é a mais provável.
Uns 60 anos depois podemos olhar para os dois autores e concluir que ambos erraram e ambos acertaram.
A sociedade actual tem muito das duas obras.
Tal como previsto vivemos em ditadura mas uma ditadura que, tal como Aldous previra, não é visível, aposta principalmente no condicionamento dos cidadãos desde tenra idade.
Mas, tal como Orwell previra caminhamos para uma sociedade em que todos somos vigiados e em que não haverá a menor privacidade.
Claro que tudo isto é por bons motivos, é para nos defender dos horrores do Século XXI, da droga, do terrorismo, dos que praticam a fuga aos impostos, etc.
Mas a conclusão é que os dois acertaram em parte.