Wednesday, September 28, 2005

Aborto e PCP


Hoje foi aprovada a proposta do PS para o referendo ao aborto. Com os votos a favor do PS e do Bloco de Esquerda e contra dos restantes partidos.

Sendo que os votos contra do PP e PSD já seriam de esperar, já o voto do PCP dá que pensar.
Os comunistas afirmam que a lei deve ser votada na assembleia da república e não em referendo. Como há uma maioria a favor da mudança, a lei deve ser alterada rápidamente.

O que perpetua esta posição é o dogmatismo Marxista, que pressupõe que o estado deve tomar as decisões para bem do povo sem ouvir o que este tem para dizer.

Qual será o medo do partido? As pessoas poderem rejeitar a proposta?

É pouco provável que isso aconteça mas se isso aconteçer é democracia, a maioria ganha.
Mas este é um partido um pouco "alérgico" à democracia (desde as votações por braço no ar, passando pelo comité central que escolhe o secretário-geral).
A imagem que transparece para fora é a de uma organização amorfa e ultrapassada. E muitos dos seus militantes abandonaram ou foram expulsos por não concordarem com o estado actual das coisas.

O partido mais antigo de Portugal arrisca-se a desaparecer como tantos outros por essa europa fora. Até porque o Bloco de Esquerda tem subido nas últimas eleições e continua a tirar votos ao PCP.

8 comments:

xipsocial said...

Se bem me lembro aqui há uns anos houve um referendo idêntico ao aprovado hoje...não foi?!
O resultado desse referndo, por 'acaso' foi aquele que tu dizes que o PC tem medo e que leva o partido a preferir a decisão em assembleia. Sou contra a decisão em assembleia, mas a intenção não é descabida de todo. Só tenho agora esperança que os votantes tenham evoluído o suficiente nos anos que passaram! Sim, porque ele há coisas!

paulo said...

Eu acho que a decisão tem que passar forçosamente por um referendo. Eu pessoalmente vou votar a favor da despenalização, mas se a maioria decidir o contrário temos que aceitar. Afinal isso é que é democracia, e não a democracia ao modo do PCP.

paulo said...

A garantia de aprovação não pode ser uma condicionante para haver ou não um referendo. As pessoas têm que votar segundo o que querem para o seu país. Se querem um país evoluido ou retrogado, de qualquer das maneiras temos que aceitar a decisão que saia do referendo.

Unknown said...

A posição do PCP tem toda a lógica porque, na última campanha eleitoral, o tema foi discutido e os Partidos expressaram as suas opiniões, PCP, BE e PS a favor, PP contra e PSD mais ou menos contra.
Assim os Partidos têm legitimidade para votar este tema na Assembleia.
No entanto acho que estes temas não deviam ser objecto de debate partidário e deviam ser sempre submetidos a referendo.
Em resumo, acho que a atitude do PCP tem toda a lógica mas, mesmo assim concordo com o referendo.
O que não concordo é com as tuas lenga-lengas pseudo democráticas contra o PCP.
O PCP não é 100% democrático tal como qualquer partido. Não é por votar ou não votar dentro do partido de braço no ar que se é ou não democrático!

paulo said...

Eu nao sei se alguma vez foste a alguma reuniao do PCP, mas eu já. Quando votas numa moçao de maneira diferente dos teus camaradas ficam todos a olhar para ti. Ou seja há uma coacçao psicológica por parte dos "camaradas". Se persistires nessas ideias o mais certo é seres expulso do partido. Infelizmente é um partido que nao gosta muito da diferença de opinioes.

Unknown said...

Já fui a reuniões do PCP e também a reuniões de outros partidos.
Experimenta ir a uma reunião do PS (já o fiz) e quando aparece alguém a babar-se com a União Europeia, pedires a palavra e dizeres (acompanhado de dados e factos) de que uma das causas do atraso de Portugal é a própria adesão à UE.
Já fiz isto e posso garantir-te que o efeito de nenhuma forma é pior do que aquele que dizes do PCP.
De uma das vezes que fiz isto a reunião que estava muito animada, caíu num silêncio gelado e acabou logo a seguir.
Quanto a ser expulso do Partido eu até acho que os partidos deviam expulsar os seus militantes que vão contra a linha do partido ou que se portem de tal maneira que prejudiquem a imagem do partido.
Não vejo onde está o problema.

paulo said...

Quais factos e dados? Os únicos países que podem ficar fora da UE neste momento são países como a Suiça que são ricos e conseguem produzir quase tudo que precisam. Portugal é um país pobre e se fores ver o maior crescimento económico que tivemos nos últimos anos foi quando aderimos. Como conseguias ter exportações se tivesses fora da UE? Seria catastrófico para a economia. Tens de me dizer que factos e dados são esses. Achas bem os partidos expulsarem quem tem ideias diferentes?? Mas ter ideias diferentes e ser sancionado por isso é um pressuposto um pouco não-democrático não achas? Isso só poderia acontecer num partido como o PCP. Já agora és militante do PCP? Porque eu estava a referir-me a esse tipo de reuniões.

Zé Geremias Povinho Leitão said...

'um pouco "alérgico" à democracia'
muitos não se importaram em morrer a favor da democracia.

'comité central que escolhe o secretário-geral'
E a maior parte dos outros partidos? Como é?

'votações por braço no ar' e 'muitos dos seus militantes abandonaram ou foram expulsos por não concordarem com o estado actual das coisas'
O PC é um partido com história e com uma linha definitiva desde a sua fundação, e não são meia duzia de pessoas com opinião diferente que vão mudar o partido. Quem é a favor da 'renovação' o PC pode sempre criar um novo partido.

'o Bloco de Esquerda tem subido nas últimas eleições e continua a tirar votos ao PCP'
O bloco subiu, o PC também subiu. O bloco anda a tirar votos ao PS, não é com o bloco que o PC se tem de importar.

'arrisca-se a desaparecer como tantos outros por essa europa fora'
Tamos pior... tamos pior...

1 abraço