
Hoje estive em plena blogosfera à procura de coisas novas. Mas para meu espanto nos blogs de direita só encontrei a mesma retórica cansada de extrema-direita que odeia tudo.
Fora os estrangeiros, os gays devem morrer, Portugal aos portugueses, etc. Enfim algo que eu pensava que já não acontecia. Protegidos por uma envolvente de
"anti-politicamente correcto", este tipo de blogs têm como principal fundamento criar em quem os lê, um ódio e um medo pelo que é diferente. Como se a diferença fosse um mal e não uma caracteristica própria do individuo.
Inclusive em muitos destes espaços ainda se continua a acreditar que Salazar foi uma figura positiva na história do nosso país.
Ele que tornou o nosso país num dos mais atrasados económica e culturalmente da europa, e que matou muita gente apenas porque estes não concordavam com a ideologia imposta pelo estado.
E depois falam-nos de supostos valores como o nacionalismo, que apenas serve de disfarce para os sentimentos de racismo e xenofobia que nutrem, o colonialismo que é a máxima expressão do racismo (pressupõe que uma determinada raça não tem capacidade de se governar).
O cristianismo que é um dos factores de regressão social (anti-aborto por exemplo).
E por fim o ruralismo... isso é um valor??? Trabalhar no campo como nos anos em que Salazar estava no poder, era um atestado de pobreza para o resto da vida. A minha avó conta-me que quando era jovem, via pessoas com 80 anos a trabalhar no campo. Naquela altura a maior parte das pessoas vivia para sobreviver, eram quase todos iletrados e o futuro de quem nascia pobre era continuar assim para sempre.
Pelo menos agora há educação para todos, temos liberdade de expressão e de imprensa.
E ainda há pessoas que defendem o Salazar, valores como estes dispenso!